top of page
  • Foto do escritorSecretaria da ANPUH

NOVO NÚMERO DA REVISTA MARACANAN

A Revista Maracanan, publicação do Programa de Pós-Graduação em História da UERJ (PPGH-UERJ), tem o prazer de anunciar o lançamento de sua Edição n. 31 - Dossiê "Comemorações 2022: memória, historiografia e novas perspectivas".


Comemorações, tal qual entendidas cotidianamente, dizem respeito às ocasiões especiais e à atmosfera festiva proporcionadas pelos centenários, bicentenários, sesquicentenários, etc. Na esfera pública, tanto quanto na Academia, tais ocorrências costumam propiciar a “invenção de tradições”, bem como oportunidades e motivações para (re)descobrir eventos, para debatê-los com rigor, questioná-los, revisá-los criteriosamente e – o mais possível – ampliá-los e enriquecê-los em nosso imaginário e campo de saberes. Mais do que simples efemérides, as comemorações tratam de narrar e analisar de forma crítica fatos, eventos e personagens celebrados em 2022, em um esforço de "lembrar juntos, em comunidade".


O Dossiê é uma organização especial da Equipe Editoral da Maracanan e traz instigantes contribuições em torno do bicentenário da Independência, das celebrações do centenário nacional de 1922, da Semana de Arte Moderna e do primeiro século da morte de Lima Barreto. Acompanham o Dossiê, ainda, as contribuições originais de nossas seções de Artigos Livres e Notas de Pesquisa.



33 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page