top of page
  • Foto do escritorSecretaria da ANPUH

TANIA BESSONE | COMO VOTA A COMUNIDADE HISTORIADORA?

Meu nome é Tania Bessone, sou historiadora, professora da UERJ e sócia da ANPUH desde 1982.


Declaro meu voto publicamente com a certeza que é a melhor maneira de reafirmar tudo pelo que tenho lutado na minha vida como historiadora, professora e cidadã brasileira.


Ao participar do movimento “Historiadores pela Democracia” em 2016 ficou claro para todos nós como os princípios democráticos estavam ameaçados. Nossa luta era para que o Brasil não retrocedesse a governos arbitrários e os direitos individuais e coletivos alcançados até então não fossem destroçados. Infelizmente, tivemos, ao longo destes anos, exemplos contundentes destes arbítrios, inclusive com a prisão ilegal e injusta de Lula.


Voto em Lula e no PT desde tempos das primeiras candidaturas porque sempre confiei nas suas propostas de governo. Minha confiança se consolidou ao experimentar e viver tudo que foi realizado a partir da vitória de Lula e do PT nas eleições de 2002.


As políticas sociais implementadas desde então tiraram da miséria mais de 30 milhões de brasileiras e brasileiros, obtendo inclusive o reconhecimento de órgãos internacionais pelo Brasil pelo Programa Fome Zero. Os investimentos na Educação, na área da Ciência e Tecnologia, nas Universidades sempre foram um ponto de destaque entre as políticas públicas dos governos Lula e Dilma. Muitas outras políticas implementadas deram um avanço formidável às pesquisas e ao ensino, ao apoio às minorias, a proteção às reservas indígenas, ações e fatos nunca alcançados em governos anteriores. As políticas de inclusão social, de moradia, como Bolsa Família, Minha casa Minha Vida, Luz para Todos trouxeram excelentes benefícios às faixas mais sacrificadas da população brasileira.


Assinalo outros pontos que reforçam minhas convicções no voto em Lula: a evidente melhoria da qualidade de vida da população brasileira, com geração de empregos, aumentos progressivos do salário-mínimo, enfim um conjunto de ações que deu a Lula, ao final de seu segundo mandato no governo, um índice de popularidade acima de 80%.


Voto em Lula porque desejo um Brasil melhor para meus netos e para que todas as crianças brasileiras vivam em um país com menos desigualdade, menos violência, com mais respeito à natureza, às minorias, às populações indígenas, com políticas ambientalistas sólidas que são fundamentais não só para o Brasil, mas também para o mundo.


Voto em Lula para presidente para que possamos viver em um Brasil democrático, com mais justiça social, mais feliz de novo. Lula, um voto imprescindível.


Lula 13, Lula Presidente do Brasil

22 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commenti


bottom of page