top of page
  • Foto do escritorSecretaria da ANPUH

NOTA DO FÓRUM DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA E DA COORDENAÇÃO DA ÁREA DE HISTÓRIA NA CAPES

O Fórum de Pós-Graduação em História e a Coordenação da Área de História na CAPES, movidos por profunda indignação e pelo terror, em defesa da democracia, vêm se manifestar contra a tentativa de Golpe de Estado ocorrida em Brasília no dia ontem.


Repudiam o putsch bolsonarista, de caráter notoriamente fascista e que alvejou os três poderes da República. Entendem que a leniência de parte das autoridades e das instituições de Estado contribuiu decisivamente para a efetivação da intentona fascista. Se providências tivessem sido tomadas, os danos à democracia e ao patrimônio público não teriam se efetivado.


Trata-se, na verdade, de iniciativa prometida e anunciada há anos. Ela traz as digitais do ex-presidente da República e conta com apoios de setores das forças de segurança e das Forças Armadas. Tem, com certeza, financiamento empresarial. Nada disso escapa do conhecimento das autoridades e, até mesmo, do cidadão comum. Vem suscitando manifestações e reações de diferentes governos estrangeiros, que, ainda ontem, saíram em defesa da preservação da democracia no Brasil e do presidente Luís Inácio Lula da Silva, repudiando o Golpe de Estado.


A preservação da democracia é incompatível com o desrespeito à Constituição e com a insubordinação ao poder civil, democraticamente instituído.


Por isso, o Fórum de Pós-Graduação em História e a Coordenação da Área de História na CAPES exigem a realização de investigações dos crimes ocorridos e a aplicação de punições, na forma da lei, dos que os cometeram, inclusive com a decorrente exoneração dos cargos porventura por eles ocupados. Golpistas e terroristas, sobretudo seus mandantes, financiadores e cúmplices, devem ser punidos exemplarmente.


São Paulo, 9 de janeiro de 2023.


Fórum de Pós-Graduação em História e Coordenação da Área de História na CAPES

18 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page