top of page
  • Foto do escritorSecretaria da ANPUH

JOANA MARIA PEDRO | COMO VOTA A COMUNIDADE HISTORIADORA?

Vou votar Lula no segundo turno, como fiz no primeiro turno, isso porque eu vi nos governos Lula e Dilma um ambiente onde os direitos humanos e a busca da igualdade, respeitando as diferenças, esteve presente.


Como mulher, vi a criação de inúmeras políticas públicas que favoreceram as mulheres, que deram a elas melhores condições de enfrentamento das violências, que criaram condições de busca da saúde e de formas de cuidado.


A criação da Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres, com status de ministério, foi um marco na história do Brasil em termos de debates, de reflexão e ação, na proposição de leis e de políticas públicas inclusivas.


Como pesquisadora, foi no governo Lula que tivemos melhores condições de recursos públicos para pesquisa. A pós-graduação recebeu aportes que deram muita força para a produção científica. As bolsas da pós-graduação garantiram que estudantes, sem suporte econômico suficiente, pudessem realizar pesquisas importantes, contribuindo para o avanço científico no Brasil.


As questões do racismo, do sexismo, da homofobia e transfobia foram discutidos, e foram buscadas políticas para acabar com a discriminação e o preconceito.


Enfim, foi nos governos Lula e Dilma que a política foi direcionada para a igualdade, com respeito às diferenças.


É por isso que votei no primeiro, e também votarei no segundo turno em Lula.


Joana Maria Pedro é professora titular em História Social da UFSC, pesquisadora e professora da pós-graduação.


99 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page