top of page
  • Foto do escritorSecretaria da ANPUH

CHAMADA DE ARTIGOS PARA O DOSSIÊ “A HISTÓRIA DOS TRANSPORTES NO BRASIL E NO MUNDO”

A Faces da História informa que está aberto o prazo para a submissão de artigos para o dossiê A História dos Transportes no Brasil e no Mundo até o dia 18 de fevereiro de 2023. O dossiê é organizado por Thiago Mantuano (Doutor em História - UFF) e Raphael Castelo Branco (Doutorando em História - UFF).


Este dossiê tem como objetivo geral atrair e reunir os resultados em forma de artigo científico da produção mais recente que investigue os transportes em interação histórica com o trânsito e a mobilidade de pessoas, objetos materiais e ideias. Isso inclui as ligações entre as experiências pioneiras na construção das condições para a deslocação do humano pelo espaço em correlação com a criação dos meios de transporte e desenvolvimento dos sistemas de mobilidade numa ampla gama de enfoques temáticos que podem se centrar em aspectos sociais, políticos, econômicos, culturais ou simplesmente encontrar uma intercessão entre estes. Os recortes cronológico e espacial admitidos são absolutamente flexíveis.


O dossiê proposto está aberto a receber estudos e pesquisas que abordem ou elaborem novas metodologias como contributo para historiografia na necessária tarefa de farejar o ser humano, da singularidade do indivíduo à multiplicidade das coletividades se deslocando, mantendo e adaptando ou radicalmente transformando as condições objetivas e subjetivas de seus transportes. Entendendo a relação dialética entre tempo e espaço, objetivamos não apenas reunir trabalhos que tratem da experiência e resultados do deslocamento humano, mas também que enriqueçam o conhecimento sobre as sociedades pretéritas que criaram meios e estabeleceram sistemas de transporte relevantes para sua circulação e reprodução. Para tanto, acolheremos textos que tratem dos mais diversos modais e de seu encontro nos meios urbano e/ou rural, desde como foram concebidos e construídos até como se estabeleceram e efetivamente (in)viabilizavam o avanço das forças produtivas e a própria vida humana em sociedade, bem como a ligação entre diferentes sociedades.


44 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page